A prova social é um dos mais importantes recursos a serem utilizados para atrair e consolidar novos clientes, ela consiste basicamente em utilizar as avaliações positivas de pessoas que já utilizaram seu serviço ou que compraram algum produto com você.
Vamos explicar mais detalhadamente como utilizar esse recurso:
O que são as chamadas as provas sociais?
Esse importante gatilho mental pode ser definido como tudo aquilo que vem do seu cliente após a utilização de seu serviço, ou produto.
Com a conexão constante das pessoas por meio da internet, é comum que as mesmas quando querem comprar um produto busquem saber qual a opinião de pessoas que já compraram esse produto, e é nesse momento que as provas sociais vão de certa forma vender o seu produto para você, sendo que a partir do momento que os potenciais clientes se depararem com boas avaliações a respeito do seu serviço, ou produto, a chance da compra ser efetuada se torna muito grande.
Contudo, é importante que as avaliações do seu produto sejam realmente positivas, caso contrário o efeito ocorrerá ao contrário, fazendo com que a pessoa desista de comprar em sua loja.
Como fazer com que essas provas sociais sejam geradas?
Um dos recursos mais utilizados atualmente são as redes sociais, as mesmas são um ótimo meio de seus clientes darem um retorno a respeito de seu serviço, temos como exemplo o Facebook, o mesmo disponibiliza em sua página um espaço para que os clientes avaliem seu serviço, porém, não só as redes sociais podem ser utilizadas para gerar provas sociais, é importante que no pós vendas você deixe claro ao cliente que feedbacks são bem-vindos a empresa, e que o e-mail da empresa esta sempre aberto para esse recurso, deixando sempre claro a importância do mesmo para a empresa.
Além disso, existem sites como o “Google Local Guides” que tem a função justamente de promover uma avaliação de clientes de diversos lugares diferentes a respeito de sua compra.
É importante que você utilize as avaliações positivas a seu favor, vamos ensinar alguns modos de como utilizar desse recurso.
Como usar as provas sociais?
Existem muitas formas de usufruir desses feedbacks, por exemplo:
1. Publicações para mídias sociais
Mesmo sendo uma forma simples de divulgação, ela ainda sim é muito eficiente e indispensável a qualquer empresa, sendo que basicamente você utilizará de prints das avaliações positivas usando-as como publicação na rede social.
2. Blogs
Um dos meios mais utilizados atualmente para essa função são os blogs, em que os mesmos podem apresentar as diversas mensagens positivas de seus clientes a respeito de sua empresa, podemos tem como exemplo uma escola de inglês, a mesma pode apresentar no blog depoimentos de seus alunos a respeito de seu aprendizado e experiência com os métodos de estudo, entre outros recursos, desta forma pessoas que estão ainda em dúvida sobre se matricular ou não vão ser influenciadas por essas experiências positivas.
Mesmo existindo outras formas, essas duas são as mais utilizadas atualmente, não exigindo de muito conhecimento e técnica, podendo ser utilizada facilmente por quem ainda não tem experiência com esse tipo de marketing.
Como se comportar diante de avaliações negativas?
Além das avaliações positivas, as negativas também tem um peso especial que pode ser usado a favor de sua empresa:
É comum até mesmo nas melhores empresas, que alguns clientes não recebam o atendimento desejado e retornem com avaliações negativas, contudo, a forma com que você irá lidar com isso fará um enorme diferencial, sendo assim:
1.Sempre procure dar a devida atenção ao cliente não satisfeito, tentando sanar suas dúvidas e resolver o problema.
2. As vezes você pode se deparar com clientes que já estejam estressados, mesmo assim, tenha empatia e cordialidade, tratando ele com respeito e tentando ajudá-lo da melhor forma possível.
3. Quando o problema não for fácil de resolução, opte por uma conversa privada, por exemplo se o feedback negativo for no Instagram, escolha ter a resolução do problema por meio das mensagens diretas.
Finalizando
Mesmo algumas das dicas sendo consideradas óbvias, muitas empresas deixam de segui-las e acabam não alcançando os resultados desejados, sendo assim, nunca se esqueça dessas pequenas atitudes que podem alavancar a sua empresa, elas podem ser a diferença entre o fracasso e o sucesso, lembre-se, a avaliação de um cliente sempre irá influenciar outras pessoas, então sempre seja o mais eficiente possível.