O marketing digital vem crescendo de forma exponencial, tanto no quesito de quantidade de empresas o utilizando até a sua evolução em si, contudo, existe um enorme senso comum que abrange as ideias dessas empresas iniciantes nessa estratégia, tendo isto em vista, no artigo de hoje vamos trazer os erros mais cometidos por essas empresas a fim de que você consiga evitá-los, tendo assim uma grande vantagem perante as empresas que aprendem tendo que cometer tais erros.
1 – Não planejar suas estratégias
Uma das grandes consequências que o senso comum causa a quem se baseia nele para conhecer o marketing digital, é a crença de que para aplicá-lo basta criar páginas em redes sociais e esperar que a mesma chegue repentinamente até as pessoas alvo. O marketing digital deve ser embasado em minuciosas estratégias que foram pré estudadas a fim de trazer os resultados desejados, sendo assim, abandone a ideia de que praticá-lo é fácil, ele requer esforço, estudo, e investimento para que o mesmo traga bons retornos a você.
2 – Não se inteirar das palavras chaves
As palavras chaves apesar de representar uma pequena parte de toda uma estratégia, elas ainda sim são uma parte fundamental que requer a devida atenção para que tudo ocorra como esperado. Independente da estratégia a ser utilizada por você, deve ser feita uma ótima pesquisa a respeito dessas palavras, para que desta forma você saiba quais são as melhores a serem utilizadas por você, e quais vão suprir as necessidades de sua estratégia, sendo assim, não cometa o erro de não dar o devido valor as palavras chaves.
3 – Ignorar o SEO
O SEO é uma das mais essenciais partes do marketing digital, tendo em vista que é ele que vai proporcionar que os buscadores encontrem seu site, em outras palavras, é com o SEO que o seu site vai conseguir chegar até seu cliente, sendo que sem ele, o site provavelmente ficará perdido entre os milhares existentes. Tendo isto em mente, estude o SEO e aprenda como utilizá-lo, em nosso blog já existe alguns artigos muito instrutivos que vão te ajudar dar alguns passos em direção ao sucesso em SEO.
4 – Não atualizar as redes sociais de sua empresa
Criar redes sociais para a divulgação de seu produto, marca, é essencial, contudo, a divulgação não ocorre de forma automática, é importante que ocorra a constante nutrição de sua página assim como de seus seguidores, afinal, caso você não a atualize, a mesma não aparecerá na timeline de seus clientes e potenciais clientes, desta forma você será esquecido com o tempo, ficando assim atrás de seus concorrentes. Uma das formas mais simples de se evitar esse erro é estabelecendo uma frequência de posts, sejam semanais, diários, etc.
5 – Não estudar de onde vem seus clientes.
Um dos erros mais comuns a serem cometidos, e que também já foi comentado em outro artigo, é a falta de preocupação perante a origem de seus clientes. É fundamental que você analise de onde vem seus clientes, seja das redes sociais, de links, e-mail, ou de qualquer outro lugar, isto porque, quando você não realiza essa atividade você perde uma informação crucial para a ascensão de sua empresa, tendo em vista que as mesmas vão te ajudar a saber onde continuar investindo e onde parar de investir. Sabendo disso, jamais cometa o erro de não metrificar de onde vem seus clientes, essa pode ser a diferença entre o sucesso de sua empresa, e o fracasso.
Finalizando, o artigo de hoje trouxe os erros mais cometidos pelas empresas que estão iniciando com o marketing digital, sendo assim, prestando atenção em cada uma dessas dicas você estará um passo de se igualar, ou até ultrapassar empresas que já trabalham a mais tempo com marketing digital, e também vão te ajudar a sair na frente das empresas que estão iniciando nessa estratégia junto com você.