O funil de vendas é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais, você já possui esta estratégia em sua empresa? Ainda não? Segue então esse artigo com informações cruciais para quem deseja conhecer a respeito dele ou até mesmo para quem deseja sanar dúvidas a respeito do mesmo.
Você sabe o que é um funil de vendas?
Sendo uma das bases para se aplicar o Inbound Marketing, o funil de vendas pode também ser chamado de pipeline, ele basicamente demonstra a você toda a trajetória de seu cliente, desde a primeira vez que ele tem contato com a empresa até a própria venda em si, contudo, existem casos que a jornada é mostrada até o pós compra.
O que é essa estratégia?
A compra em si envolve um grande número de etapas até a sua conclusão em si, a mesma não é um processo simples de, observação e compra. Entre todas as etapas, podemos destacar de forma básica algumas delas:
1. O momento que o cliente ouve falar do seu produto
2. A pesquisa realizada por ele a respeito do produto
3. A compra em si
4. A opinião e consequentemente a recomendação do cliente.
Em um exemplo básico, podemos entender com clareza como estas etapas funcionam, imagine que você tem dois possíveis clientes, um que já fez uma pesquisa a respeito de seu produto, e outro que ainda está tendo o primeiro contato com ele.
Qual dos dois está mais próximo de realizar a compra? Exatamente, o que já realizou a pesquisa e está pronto para partir ao próximo passo.
Sendo assim, vamos as etapas propriamente ditas do funil de vendas.
Início do funil
O funil é dividido em etapas assim como já foi dito anteriormente, explicando de forma mais profunda, o topo é chamado de (ToFu), descrito como a etapa da consciência, é o momento em que a pessoa não está em busca de um produto ou serviço, mas a partir do momento em que ele entra em contato com você ele passa a se interessar e vai em busca de realizar uma pesquisa a respeito dele.
Neste momento o seu papel como especialista entra em vigor, forneça informações para o possível cliente a respeito do assunto, desta forma você estára sanando dúvidas do mesmo e ajudando-o a seguir em frente no funil.
Meio do funil:
- Neste momento é comum que o Lead já esteja cientes de forma básica de seu produto, sendo que em troca do conteúdo fornecido o mesmo forneceu dados básicos de contato. É importante que você passe a impressão para ele de que você não está ao lado dele para vender o produto a todo custo, mas que você quer ajudá-lo a resolver seu problema, diga a ele sobre o produto que pode solucionar o problema dele e também mostre a ele outras formas de resolução.
Fundo do funil
Nesta etapa final, chamada de (BoFu), aqui estamos lidando com os chamados MQLs (Marketing Qualified Leads), ou seja, leads (potenciais clientes) que passaram por todos os processos de educação a respeito do produto ou serviço.
O MQL neste momento tem a autoconsciência de que ele necessita de um serviço ou produto para resolver seu problema, sendo que não conseguirá resolver o mesmo sozinho.
Chegando nesta etapa, caso você tenha seguido corretamente cada passo, o MQL provavelmente já confia em você, e te considera alguém com presença de mercado, não mais uma empresa qualquer.
Sendo assim, é o momento perfeito para apresentar que você é a solução definitiva, deste modo, ocorrerá que ele efetuará uma comparação entre as alternativas e concluirá o funil de vendas, sendo assim, dito em outras palavras, ele irá realizar definitivamente a compra, se tornando um cliente.
Após essas três etapas, é possível ainda que algumas empresas considerem a presença de uma quarta etapa, sendo que a mesma consiste basicamente em fidelizar o cliente, fazendo com que ele consuma mais dos produtos ou serviços.
Finalizando
Este é o funil de vendas e suas etapas, claro, explicado de maneira básica, existe muito mais além do que apresentado hoje, contudo, isso não tira a relevância deste conteúdo, sendo a base para que você entenda como funciona o funil de vendas na prática.
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