Todos nós temos algum conhecimento específico sobre alguma coisa – seja um idioma estrangeiro, noções de mecânica de automóveis, maquiagem, culinária.
Você sabia que pode aproveitar esse conhecimento para ganhar dinheiro?
Milhares de internautas estão, nesse momento, à procura de informações na internet, sobre os mais variados assuntos.
Nesse universo de informações, temos o infoproduto (do inglês “infoproducts”, ou seja, “produtos de informação”), que é um produto digital/virtual comercializado (ou disponibilizado gratuitamente) na internet, via download. Os tipos de infoprodutos são muitos: e-books (livros eletrônicos), vídeos, áudios, softwares…
A venda de infoprodutos nos últimos anos tem crescido de forma espantosa e isto pode ser uma ótima fonte de renda.
Abordaremos neste artigo o e-book, que é a mídia mais fácil de ser criada.
Quer saber como elaborar o seu?
Vamos lá.
Passo 1 – Defina o tema
A partir daquilo que você sabe, escolha sobre o que vai ensinar em seu infoproduto. Digamos que você seja um bombeiro hidráulico. Você poderá abordar o tema “Instalação e Manutenção de Redes de Esgoto”, por exemplo.
Não descuide da qualidade – um cliente satisfeito com o seu infoproduto o recomendará para os outros e, devido à rapidez de compartilhamento de informações no ambiente virtual, você vai perceber que suas vendas crescerão com rapidez. Porém, caso seu infoproduto esteja mal elaborado… O contrário acontecerá!
Portanto, dê o melhor de si na criação da sua mercadoria digital.
Passo 2 – Crie o arquivo
Escolhido o tema, é hora de desenvolver o texto.
Capriche na redação, coesão e coerência do que for escrever.
Seja original: coloque imagens no seu e-book (de preferência, imagens de sua autoria ou adquiridas de um banco de imagens).
Nada de ir ao Google e pegar a primeira foto que aparecer; imagens também têm direitos autorais.
Para escrever, você pode utilizar qualquer editor de textos é válido (Microsoft Word, BrOffice Writer etc.).
Após concluir o texto do infoproduto, salve o arquivo no formato PDF para evitar que seja editado. Elabore uma capa criativa, isso também valoriza o infoproduto. Caso necessário, peça a alguém para redigir o texto e/ou criar a arte da capa para você.
Passo 3 – Divulgue!
Com o e-book concluído, é hora de anunciá-lo ao mundo.
Cadastre-se em plataformas de vendas de produtos digitais – o Hotmart é uma ótima opção.
Use as redes sociais para a divulgação (Facebook, Twitter, Pinterest etc.).
Aprenda a usar o e-mail marketing, que é mais uma ferramenta de vendas.
Você também pode criar um blog, ou fanpage no Facebook, com esse intuito.
E, já que estamos falando sobre internet, que tal criar um vídeo sobre o seu infoproduto?
Enfim, as possibilidades de divulgação são muitas. Invista na qualidade do infoproduto e na divulgação, você será bem sucedido.
Boas vendas!