O marketing viral provavelmente já passou por você em algum momento enquanto você navegava pelas redes sociais. Quando utilizada de forma correta e objetiva, está estratégia pode impactar milhões de pessoas e trazer a visibilidade tão esperada a seu negócio. No artigo de hoje você irá conhecer está estratégia e aprenderá a utilizá-la a seu favor.
O marketing viral tem como foco a criação de campanhas ou peças que gerem um grande grau de compartilhamento, consequentemente atingindo um imenso número de pessoas. O termo viral, apesar de geralmente ser associado a algo ruim, neste caso quando associado ao marketing faz referência somente a propagação de algo.
Está estratégia, como dito anteriormente de forma superficial, é fundamentada em cima da criação de conteúdos que gerem grande audiência de forma espontânea a partir de compartilhamentos, ela vem sendo cada vez mais utilizada desde o aparecimento das redes sociais, que possibilitaram que ela ocorre-se com uma maior facilidade. Para que a criação exerça esse efeito de viral, é importante que ela seja criativa e impactante.
Apesar de possuir aparência de simplicidade, a estratégia possui divisões e passos a serem seguidos para que produzam o efeito esperado, vamos agora conhecer essas divisões.
A peça viral
Sendo o elemento básico, a peça é a essência de todo o desenvolvimento, é o que vai carregar a mensagem a ser transmitida. A peça pode assumir vários formatos, cada um deles tem uma maior funcionalidade dentro de cada finalidade que é desejada a ser atingida, os formatos podem assumir as formas de, imagens, games, aplicativos, vídeos, etc, tudo depende do objetivo.
A rede de distribuição
Como o próprio nome já diz, a rede de distribuição é o meio pelo qual a peça viral será disseminada ao público, é o local por onde as pessoas efetuaram o compartilhamento da mesma. Para que a peça tenha o efeito desejado, é necessário que o meio de disseminação siga alguns pontos, como por exemplo: é importante que a rede seja de fácil acesso, gratuita, e que não exija esforço do público para compartilhar ela, temos grandes exemplos que com toda certeza são de seu conhecimento, como as plataformas, Facebook, Twitter, Instagram e etc. É importante lembrar que você não necessariamente precisa se prender a uma só rede de distribuição, você pode utilizar de mais de uma para atingir ainda mais pessoas.
Semeadura
Tido a peça pronta e a redes de distribuição escolhidas, chegou a hora da aplicação, a mesma deve ser efetuada de forma estratégica, levando em conta tanto o ponto de implantação, como a hora e data. Porque? Vamos imaginar que você seguiu todos os passos anteriores corretamente, mas não levou em conta as horas na hora da implantação, e implantou as 3 da manhã, quantas pessoas vão estar acordadas a esta hora? O quanto a mais de pessoas você atingiria se publica-se por exemplo 12:30, quando a maioria das pessoas estão em horário de almoço mexendo em seus smartphone’s, viu como o mínimo detalhe pode influenciar em toda a estratégia?
Complemento
Mesmo após a semeadura, você pode nutrir sua publicação, a fim de que ela alcance ainda mais pessoas, para que isto ocorra, você pode efetuar post’s secundários que levarão mais pessoas a publicação principal.
Concluindo
O marketing viral é uma estratégia que pode agregar muita visibilidade a sua empresa ou produto, contanto que você a utilize de forma correta. Contudo, é claro que existem pontos negativos a essa estratégia, assim como em muitas outras, neste caso vale ressaltar que as visualizações e compartilhamentos não são integralmente de qualidade, pois quando se trata do marketing viral, não é fácil atingir somente ao seu público-alvo. Porém, esse ponto negativo é em grande parte contornado pelo grande número de compartilhamentos, pois mesmo que você não atinja diretamente seu público-alvo, os compartilhamentos exacerbados vão levar o post até eles.
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