Os 4P´s do marketing

Dentro do marketing existem inúmeras estratégias, como sustentação destas existem os 4 pilares do marketing, em que eles, por suas vez, exercem o papel de garantir que essas estratégias estejam bem fundamentadas e aplicadas para que realmente tragam o objetivo almejado com sua aplicação.

Os 4P´s são em tradução, clara e direta; Produto, Preço, Praça e Promoção. A sintonia dos 4 pilares promove o equilíbrio da estratégia e o aumento da probabilidade da mesma atingir seu objetivo de forma direta e contundente.

Vamos agora ao aprofundamento desses termos a fim de que você entenda realmente seu funcionamento.

O Produto

A empresa tende a apresentar um produto, podendo englobar também o um serviço, contudo, neste momento o foco maior é no produto em si. O produto é fundamental para que a empresa consiga definir o objetivo que querem alcançar com ele e entender quais são seus atributos. Para chegar a esse patamar de entendimento pode-se contar com algumas perguntas, como:

  • Quais são as necessidades ou desejos que seu produto deve suprir?
  • Quais são as funções que ele deve desenvolver para atingir seus objetivos?
  • Como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo?
  • Como ele é fisicamente?
  • Existem variações deste produto?
  • Qual o seu nome?
  • Qual sua marca?

Neste ponto, é imprescindível que se reconheça o ciclo de vida do seu produto para que assim você possa estabelecer estratégias futuras com uma maior qualidade, levando em conta 4 pontos no ciclo de vida: Introdução, Crescimento, Maturidade e declínio.

O Preço

O preço é um dos itens que requerem uma atenção especial, tendo em vista que ele está ligado diretamente a vitalidade de sua empresa dentro do mercado. Em definição o preço é quanto você irá cobrar pela solução que você está oferecendo.

Neste pilar, boa parte do futuro financeiro esperado é revelado para sua empresa. Com essa circulação de dinheiro será feito o pagamento dos funcionários, investimentos, e será retirado o merecido lucro. Assim como no pilar anterior, este também conta com algumas perguntas a serem respondidas:

  • Qual é o valor do produto ?
  • Quais são as faixas de preço dos produtos em cada área de distribuição?
  • Qual é o comportamento do cliente em relação ao preço?
  • Como o preço de seu produto se compara a de seus concorrentes? É menor ou maior?

A Praça

Entre todos os pilares, talvez a “praça” seja o menos claro em termos de auto explicação. Em inglês o P é respectivo a Placement, que em português brasileiro pode ser definido como “colocação no mercado”. Este pilar é o responsável por fornecer as informações de como seu cliente chegará a seu produto, os canais de distribuição. As perguntas a serem respondidas são:

  • Onde seu público procura por seu produto?
  • No caso de estabelecimentos físicos, quais são seus tipos?
  • Em termos de estabelecimentos virtuais, como e onde são apresentados?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Com as respostas a essas perguntas teremos o que é necessário para definir onde e como sua empresa deve estar acessível.

A Promoção

O P de promoção não se refere às ofertas apresentadas em lojas e mercados, aqui o termo se inclina para a definição de promover a marca e suas soluções. Existem algumas perguntas a serem respondidas, como:

  • Quando e onde você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para seu público-alvo?
  • Quais são os melhores canais e locais para apresentar suas soluções?
  • Seu mercado é sazonal? (Ovos de páscoa, árvores de natal)?
  • Como os seus competidores fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre você?

Finalizando, os 4P´s são essenciais para que sua empresa e produtos alcancem os objetivos inicialmente estabelecidos, ou seja: alcançando os clientes, suprindo suas necessidades, agindo nos lugares certos e possuindo um preço justo.


Comentários

Uma resposta para “Os 4P´s do marketing”

  1. Aqui é a Fernanda, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns.

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