Hoje veremos o porque a fidelização de clientes é tão importante e como realizar essa fidelização
A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa, seja ela no âmbito online, ou físico, isto porque, quando um cliente se torna “fiel” a respectiva marca, ele tem o hábito de efetuar uma enorme propagação de mensagens positivas a respeito de seus produtos e a marca em si, desta forma, as pessoas que convivem com esse cliente provavelmente quando precisarem comprar um produto vão de alguma forma serem influenciadas por ele a comprar nesta loja, além desse enorme benefício de propaganda gratuita, o cliente quando se apega a determinada marca, acaba comprando sempre com ela, trazendo lucros constantes a empresa.
Foi constatado pelo BzzAgent que clientes fidelizados tem 83% mais chance de compartilharem informações sobre determinado produto, quando comparados a clientes normais, ou seja, não recorrentes.
Agora, a fidelização é definida de várias formas, alguns dizem que é quando um cliente só compra de determinada marca, outros preferem dizer que esse título não está relacionado diretamente com as compras constantes do mesmo, mas sim com a quantidade de indicações que ele efetua, trazendo mais clientes, de uma forma ou de outra, ambos vão trazer inúmeras recompensas a sua empresa, aqui vai uma lista com algumas dicas para começar a realizar essa estratégia.
1 – Faça com que ele se sinta único
Uma das formas mais utilizadas, e fundamentais, é realizar a estruturação e planejamento de compra toda em volta do seu cliente, fazendo com que de alguma forma ele se sinta especial perante a sua loja, desta forma, você se destaca em meio a todas as outras lojas com atendimentos normais.
2- Benefícios
Outra estratégia também muito utilizada, são os benefícios ao cliente recorrente, podemos enxergar essas estratégias em nosso dia a dia, como quando vamos cortar o cabelo e ganhamos um cartão contendo uma promoção, como por exemplo, “após três cortes de cabelo, apresente este cartão e receba um corte grátis”, esse é um exemplo ótimo de fidelização, porém, tenha atenção, promoções com jornadas muito longas até os benefícios, não tem tanta adesão sobre os clientes, tornando-as pouco eficazes.
3 – Acate as sugestões
As pesquisas de satisfação a respeito do atendimento da empresa, são de imensa importância, e é provável que você já a realiza, mas só efetuá-la não é o bastante, é essencial que você realmente escute o que seu cliente tem a dizer, pois quando mais problemas você resolver, maior será a satisfação recebida de seus futuros clientes.
4 – O pós compra
Realizar um bom atendimento e um bom acompanhamento durante as compras do cliente, é essencial, mas o que a maioria não sabe é que para se destacar, é importante dar atenção ao cliente depois das compras também, enviando promoções, celebrando datas comemorativas, inclusive caso ela tenha o cadastro em sua loja, fique atento ao aniversário dele, muitas lojas mandam por e-mail felicitações ao aniversariante, porém, fique atento, não exagere no contato com o cliente para que não se torne um incomodo a ele, caso contrário, toda a estratégia servirá de forma inversa, fazendo com que o cliente passe a não gostar mais tanto da empresa.
5 – Utilize da curiosidade
Uma das estratégias mais utilizadas, e bem vistas, é despertar a curiosidade do seu cliente através de propagandas, por meio de anúncios chamativos, como, ofertas exclusivas daquela semana, promoções imperdíveis, entre outros títulos chamativos que com certeza você já viu e provavelmente de alguma forma se sentiu atraído por aquele produto inédito por trás do anúncio.