Dentro do marketing existem inúmeras estratégias, como sustentação destas existem os 4 pilares do marketing, em que eles, por suas vez, exercem o papel de garantir que essas estratégias estejam bem fundamentadas e aplicadas para que realmente tragam o objetivo almejado com sua aplicação.
Os 4P´s são em tradução, clara e direta; Produto, Preço, Praça e Promoção. A sintonia dos 4 pilares promove o equilíbrio da estratégia e o aumento da probabilidade da mesma atingir seu objetivo de forma direta e contundente.
Vamos agora ao aprofundamento desses termos a fim de que você entenda realmente seu funcionamento.
O Produto
A empresa tende a apresentar um produto, podendo englobar também o um serviço, contudo, neste momento o foco maior é no produto em si. O produto é fundamental para que a empresa consiga definir o objetivo que querem alcançar com ele e entender quais são seus atributos. Para chegar a esse patamar de entendimento pode-se contar com algumas perguntas, como:
- Quais são as necessidades ou desejos que seu produto deve suprir?
- Quais são as funções que ele deve desenvolver para atingir seus objetivos?
- Como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo?
- Como ele é fisicamente?
- Existem variações deste produto?
- Qual o seu nome?
- Qual sua marca?
Neste ponto, é imprescindível que se reconheça o ciclo de vida do seu produto para que assim você possa estabelecer estratégias futuras com uma maior qualidade, levando em conta 4 pontos no ciclo de vida: Introdução, Crescimento, Maturidade e declínio.
O Preço
O preço é um dos itens que requerem uma atenção especial, tendo em vista que ele está ligado diretamente a vitalidade de sua empresa dentro do mercado. Em definição o preço é quanto você irá cobrar pela solução que você está oferecendo.
Neste pilar, boa parte do futuro financeiro esperado é revelado para sua empresa. Com essa circulação de dinheiro será feito o pagamento dos funcionários, investimentos, e será retirado o merecido lucro. Assim como no pilar anterior, este também conta com algumas perguntas a serem respondidas:
- Qual é o valor do produto ?
- Quais são as faixas de preço dos produtos em cada área de distribuição?
- Qual é o comportamento do cliente em relação ao preço?
- Como o preço de seu produto se compara a de seus concorrentes? É menor ou maior?
A Praça
Entre todos os pilares, talvez a “praça” seja o menos claro em termos de auto explicação. Em inglês o P é respectivo a Placement, que em português brasileiro pode ser definido como “colocação no mercado”. Este pilar é o responsável por fornecer as informações de como seu cliente chegará a seu produto, os canais de distribuição. As perguntas a serem respondidas são:
- Onde seu público procura por seu produto?
- No caso de estabelecimentos físicos, quais são seus tipos?
- Em termos de estabelecimentos virtuais, como e onde são apresentados?
- Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?
Com as respostas a essas perguntas teremos o que é necessário para definir onde e como sua empresa deve estar acessível.
A Promoção
O P de promoção não se refere às ofertas apresentadas em lojas e mercados, aqui o termo se inclina para a definição de promover a marca e suas soluções. Existem algumas perguntas a serem respondidas, como:
- Quando e onde você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para seu público-alvo?
- Quais são os melhores canais e locais para apresentar suas soluções?
- Seu mercado é sazonal? (Ovos de páscoa, árvores de natal)?
- Como os seus competidores fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre você?
Finalizando, os 4P´s são essenciais para que sua empresa e produtos alcancem os objetivos inicialmente estabelecidos, ou seja: alcançando os clientes, suprindo suas necessidades, agindo nos lugares certos e possuindo um preço justo.
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