Entre todos os conceitos e estratégias dentro do empreendedorismo, os Early Adopters recebem uma posição destaque, por que? Pelo simples fato de que são eles que vão ajudar a alavancar seus novos produtos, ao longo deste artigo vamos explicar sua importância e definição, vamos lá!
Podemos chamá-los de primeiros clientes, os Early Adopters não estão preocupados com os bug’s de seu novo produto, na verdade são eles que vão fornecer os feedback’s necessários para que você evolua seu produto. O feedback fornecido por esses clientes vão proporcionar a sua empresa uma visão imparcial de fora, desta forma você terá como saber o que complementar em seu produto, ou até mesmo o que retirar dele.
Conseguiu entender a importância desse público específico? Ótimo, mas enfim, como é que nós podemos achá-los? Simples, existem várias particularidades que são essenciais para que nós possamos identificá-los em meio a tantas pessoas, aqui vão elas:
1. Eles dispõe de um problema/necessidade
2. Eles tem consciência desse problema/necessidade
3. Estão a todo tempo buscando a solução
4. Eles tem um tempo determinado para achá-la
5. Alinham soluções provisórias
6. Detém de recurso e orçamento
Por que é que essas características os fazem especiais?
1. Facilidade na implementação, quanto mais atrasado é o cliente, mais exigente ele será.
2. Os early adopters são uma minoria dentre os consumidores totais, isso permite que você tenha uma relação de desenvolvimento mútuo com o cliente.
3. Redução de custos, pelo simples fato de que do mesmo modo que você está procurando por eles, eles estão procurando por uma solução, que no caso, pode ser você.
Agora chegamos no ponto chave da pergunta anterior, onde é que os encontramos?
1. Podemos utilizar de ferramentas que identificam essas características nos clientes, como a design thinking.
2. Podemos encontrá-los também de uma forma mais fácil, por meio de indicações.
3. Se o seu negócio é online, podemos identificá-los observando clientes que buscam a todo tempo seu site.
Ok, mas como é que eu sei que cliente compraria de mim se eu nem possuo ainda um produto a oferecer? Fácil, crie uma página falsa de compras, onde na mesma você irá coletar os dados de contato desse cliente, isso caso eles tenha interesse em seu produto. É importante ter consciência de que seu early adopter não irá te pedir algo de forma gratuita, não tenha medo de cobrar, caso ele queira algo gratuito, ele não é quem você está buscando.
Ta bom, entendi, mas como é que eu sei o que produzir para meu early adopter?
Para você ter uma noção do que você precisa produzir, você pode dialogar com clientes para que você possa se contextualizar com os problemas deles, desta forma você saberá o que eles precisam e o que você pode fazer por eles. Outra forma de entender quais são as necessidades de seu early adopter. Você pode usar da criação de um MVP (Minimum Viable Product, em português, produto minimamente viável) e após sua criação você pode tentar vendê-lo para assim entender as necessidades de seu early adopter.
Essas são as informações básicas para que você possa entender mais sobre o mundo do empreendedorismo. Gostou do artigo de hoje? Acha que faltou algo? Nos informe nos comentários, sua opinião é muito bem-vinda e importante para a evolução de nosso blog.