Marketing nos e-sports

O marketing nos e-sports precisa ser feito de forma correta, uma vez que o engajamento por parte dos fãs de jogos é sempre muito alto.

Além disso, esse é um mercado altamente lucrativo, que movimenta cerca de um bilhão de dólares e a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Sem contar que, além disso, é possível acrescentar ainda:

  • Premiações milionárias;
  • Estádios lotados;
  • Campeonatos durante todo o ano.

Logo, para os empreendedores que estão sempre atentos as tendências existentes no mercado, buscando fortalecer a identidade da marca, os e-sports é um excelente alternativa para aplicar diferentes estratégias de marketing.

É bem provável que agora você esteja se questionando: mas por que patrocinar ou divulgar a sua marca em jogos de computador?

Então, esse artigo vai lhe explicar sobre todas as oportunidades existentes e que podem ser usadas por você através do marketing nos e-sports.

Mas afinal, o que são e-sports?

Antes de conhecer como é esse marketing no e-sports é essencial entender, de fato, o que é e como funciona esse mercado tão lucrativo.

De forma prática, os e-sports – esportes eletrônicos – consistem em uma competição que é feita como em qualquer outro esporte.

No entanto, elas são realizadas através dos videogames. Assim, os jogadores se enfrentam para decidir quem é o melhor em tiros e batalhas, por exemplo.

Com o crescimento da internet, os e-sports foram se popularizando e possibilitando que jogadores se enfrentem, independentemente de que lugar do mundo eles estejam.

Então, como é algo cada vez mais popular, é um mercado que pode ser explorado pelas empresas, uma vez que esse se trata de um negócio realmente lucrativo e que traz resultados impressionantes.

E-sports no mundo

Os e-sports já ultrapassou o primeiro bilhão de dólares e grande parte disso é por conta dos direitos de mídia que são vendidos para a transmissão dos eventos, bem como os patrocínios e as propagandas.

Diante disso, esse valor comprova essa é uma tendência e mostra que as marcas devem olhar para os e-sports como uma ótima oportunidade para se divulgar.

Como a internet faz parte do dia a dia de todos, automaticamente os jogos eletrônicos se tornaram uma febre em todo mundo.

Afinal, os campeonatos não são restritos a um ambiente físicos, pois as empresas, através do credenciamento, podem cobrir os eventos e os jogos.

Ora, a participação dos usuários só aumenta e a estimativa é de que continue a crescer, se expandindo cada vez mais.

E-sports no Brasil

Os entusiastas dos e-sports no Brasil existem, fazendo com que o país fique em terceiro lugar quando se fala em assistir campeonatos de jogos eletrônicos profissionais.

Dessa forma, fica evidente que existem muitas possibilidades de crescimento e expansão desse mercado em território nacional.

De acordo com algumas projeções, em 2021, mais de 30 milhões de pessoas no Brasil vão consumir e-sports.

Portanto, é um mercado realmente aquecido e que tem atraído os olhares daquelas empresas que estão sempre em busca de tendências.

Alguns times de futebol, como Santos e Flamengo, por exemplo, passaram a investir em equipes de e-sports, onde os atletas possuem contratos, uniformes e recebem salários de acordo com as suas obrigações.

Como fica o marketing nos e-sports?

Existem diversos meios de usar o marketing nos e-sports, o mais importante de se mencionar são os influenciadores no mundo dos jogos, que começaram a atrair a atenção das empresas.

Como eles criam conteúdos e são relevantes para a audiência, automaticamente eles podem ser utilizados como ferramentas para divulgar os produtos de uma marca e até mesmo criar ações que sejam inspiradoras para o público.

Afinal de contas, como um bom empreendedor você deve saber que hoje não se vende só produtos, mas sim experiências.

Desse modo, o influenciador pode ser utilizado facilmente como uma prova social, capaz de atrair muitos clientes para o seu negócio.

De forma ampla, existem três tipos de influenciadores dentro dos e-sports, são eles:

  1. Pró-players – os jogadores que participam dos campeonatos;
  2. Streamers – que fazem a transmissão dos jogos ao vivo;
  3. Produtores – postam conteúdos no Youtube e demais mídias da internet.

Para as empresas, é interessante buscar a persona que se identifica com o influenciador e a partir disso fazer a divulgação da marca por meio dele.

Além de uma grande audiência, os fãs do e-sports consomem os produtos e serviços que tenham relação com os jogos eletrônicos.

Portanto, investir em alguma modalidade pode trazer uma maior relevância para a sua empresa através das estratégias de marketing digital.

Além desse marketing nos e-sports através dos influenciadores, é possível também patrocinar os torneios e campeonatos, se assim desejar.

Uma tabela do Newzoo divulgada mostra quais são as empresas que já estão investindo nesse mercado e quais as áreas pode se aproveitar também desse segmento.

Com tudo isso, fica nítido que os e-sports estão cada vez mais interessantes para as marcas.

Ora, os números mostram o potencial que essa modalidade tem no Brasil e como patrocinadores e anunciantes podem faturar através dela, uma vez que o público desse segmento é muito fiel e engajado.

Conclusão

Com esses dados é possível enxergar o grande potencial que existe para o marketing nos e-sports.

Isso porque, as marcas não estão apenas patrocinando, mas também criando conteúdos para esse tipo de segmento.

Além disso, ficou evidente que o consumo dos jogos eletrônicos é uma tendência e que grandes empresas estão apostando nele, como Claro e Tim, por exemplo, pois isso fortalece a questão do multicanal, o que é bastante aproveitado e mencionado no marketing digital.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *