Iremos te ensinar hoje a utilizar o GA (Google Analytics) e principalmente demonstrar a você as inúmeras oportunidades que você está perdendo deixando de utilizar esta ferramenta.
De fácil acesso, gratuita e de simples utilização, o GA tem se destacado entre as inúmeras ferramentas disponíveis para auxiliar você a gerenciar seu site. Como o próprio nome já sugere, disponibilizado pela empresa Google, o Google Analytics inclui várias ferramentas exclusivas que ajudarão você a visualizar quais das suas estratégias estão realmente funcionando, e quais estão sendo banais.
Sem mais delongas, vamos logo ao que interessa.
Quais funções estão disponíveis a mim para começar a utilizar a ferramenta?
De enorme variedade, citaremos e explicaremos alguns dos diversos recursos existentes.
Entre todas as informações possíveis de serem acessadas pela ferramenta, uma das que mais se destacam é a possibilidade de visualizar o número total de visitantes em seu site, e até mesmo é possível descobrir quais leitores retornaram uma segunda vez para ler ele novamente, interessante, não? São informações como essa que ajudam você a decidir entre quais estratégias de marketing usar.
É só isso? Claro que não, vamos continuar.
Para continuar te ajudando com o monitoramento do seu site, loja ou blog, o GA permite a você descobrir de onde provém o trafego de seu site.
Mas espera, de que utilidade tem isso a mim?
Vamos lá que eu irei te explicar.
Sabendo primeiramente de onde está se originando o tráfego do seu site, você terá a informação, por sua vez, essencial, de que plataformas estão realmente te ajudando a conseguir mais leitores, desta maneira você poderá escolher em qual plataforma dedicara mais tempo realizando seu marketing, seja no Facebook, Pinterest, Instagram, ou em qualquer uma das dezenas existentes.
Continuando..
Você pode verificar pelo GA quais metas estabelecidas a seu site foram atingidas e pode até mesmo verificar como anda o desempenho do seu e-commerce (loja virtual). Estas foram só algumas, das dezenas de possibilidades de fornecimento de informações disponibilizadas pelo Google Analytics.
Ainda não esta convencido sobre se deve ou não começar a utilizar a ferramenta? Vem comigo que eu vou te dar mais alguns motivos para ajudar em sua decisão.
Fato é que, Marketing e resultados estão ligados diretamente em todos os casos, sem consultar os resultados de suas ações não há como saber se elas de fato estão funcionando, desta maneira, corre o risco de você continuar realizando estratégias que já não funcionam, ou que nunca funcionaram.
Entender o comportamento de seus usuários vai influenciar diretamente na qualidade do seu marketing digital e consequentemente nas conversões de leitores em clientes para sua empresa, uma das grandes vantagens do marketing digital é poder saber exatamente qual o rendimento de certas campanhas e estratégias por meio das analises disponíveis no GA, não usar essa vantagem a seu favor causa perca de possíveis clientes e consequentemente, dinheiro.
Por último…
É importante ressaltar, O google Analytics nunca irá mostrar definitivamente onde se encontram os problemas de seu site, você deverá aprender a ler seus gráficos e dados fornecidos para que assim você saiba interpretar de forma eficaz essas informações e assim corrigir erros a fim de alcançar avanços em seu site. Felizmente existem inúmeros tutoriais de como lidar com a ferramenta, e com dedicação qualquer um pode aprender como manuseá-la.