Cada vez mais as empresas apostam em estratégias de marketing digital para alavancar os negócios locais. A partir do momento que definimos a localização geográfica dos usuários é possível direcionar o alcance dos anúncios.
Além do que podemos considerar que o investimento é relativamente pequeno quando comparado com o potencial de retorno econômico a ser obtido. Continue lendo, que vamos explicar umas dicas para negócios locais utilizando marketing digital.
Cadastre-se no Google meu Negócio
Quando você realiza uma busca no Google por um negócio obtém como resposta informações e fotos deste na primeira página de resultados. Isso acontece porque a empresa fez seu cadastro no Google meu Negócio.
Trata-se de uma ferramenta específica para indexação de pesquisas por estabelecimentos. Pois como é um buscador com base na localização geográfica favorece o aumento do tráfego do seu site.
O que torna a sua empresa mais visível e incrementa às suas vendas. Para isso basta você no ato da inscrição disponibilizar uma série de informações sobre às suas atividades.
Utilize um site mobile friendly ou responsivo
Um site mobile friendly é adaptado para dispositivos móveis e que não são vistos em computadores. Em outras palavras, ele oferece uma disposição dos conteúdos que facilita a navegação, leitura e acesso dos usuários.
De fato, isso é extremamente importante ao considerarmos que a maioria das pessoas utilizam dispositivos moveis para suas pesquisas na Internet. Logo, o site deve ser leve e de rápido carregamento.
A diferença do mobilie friendly para um site responsivo é que este irá adaptar-se a qualquer tipo de dispositivo. Para isso fará o ajuste do tamanho da tela e do conteúdo. Independente de qual opção seja mais adequada para você o essencial é garantir a qualidade da experiência do usuário com o seu site.
Estimule as recomendações e avaliações
Com o crescimento das compras on-line os consumidores adaptaram alguns critérios da decisão de compra presencial para virtual. Por isso, estão consultando nos sites os comentários dos clientes sobre os produtos.
Logo, os espaços para avaliação de clientes devem ser monitorados por sua empresa. Tanto o monitoramento de canais tais como o Google Meu Negócio quanto de redes sociais como o Facebook.
Neste sentido, se você oferece um produto de qualidade com um ótimo atendimento não precisa ficar receoso. Em caso de reclamação o mais importante é a forma que você irá lidar com a situação.
Pois isso fará toda a diferença para o consumidor bem como a solução que será apresentada. Logo, você pode transformar um consumidor insatisfeito em um consumidor satisfeito e disposto a partilhar sua experiência positiva.
Monte a página otimizada para buscas locais
É praticamente impossível falar de serviços de busca na Internet e não falar do Google. No entanto, em termos de marketing local você pode investir nos buscadores locais para obter maior visibilidade para a sua marca.
Usualmente, os buscadores locais têm boa aceitação visto que disponibilizam informações de várias empresas para buscas de produtos específicos.
Uma grande vantagem em anunciar em um buscador local é que você tem direito a uma página para fazer a apresentação do seu negócio.
Nesse sentido, os anúncios serão exibidos apenas para quem digitou os termos de busca. Nessa página deve constar uma descrição detalhada dos produtos ou serviços oferecidos.
Também pode disponibilizar informações que sejam relevantes para o atendimento dos clientes, tais como:
- Localização com endereço
- Horário de funcionamento
- Canais de contato
- E-mail e/ou número de telefone
Trabalhe com a segmentação de mercado
Uma boa dica é apostar na definição do público-alvo para focar bem a sua estratégia de marketing digital. Por isso quanto mais informações você tiver a respeito do perfil do seu público melhor.
Tais informações estão relacionadas com a localização geográfica, o comportamento do público e seus hábitos de consumo. Assim, você pode entender as demandas do seu público através das informações obtidas pelos canais digitais.
Tendo esse conhecimento você poderá dividir o seu público em grupos de consumidores e classificá-los conforme as suas principais características, dentro dos princípios da segmentação.
Faça parcerias com sites e influenciadores locais especializados
Algumas iniciativas se apresentam como boas oportunidades para explorar o marketing digital em negócios locais, tais como:
- Manter um blog frequentemente atualizado do negócio com notícias locais desse segmento de mercado;
- Encontrar parceiros que também atuem com seu público de interesse e possam estabelecer conexões;
- Trabalhe com influenciadores locais fazendo trocas de divulgações nos canais deles e eles nos seus;
- Priorize os micro-infuenciadores que costuma oferecer melhores resultados em função do aspecto de geolocalização.
Aproveite o potencial dos anúncios locais com alta segmentação e baixo investimento
Uma vantagem do marketing digital é o fato de permitir que você invista como, quando e quanto puder. Assim sendo, o marketing local tem foco na promoção do seu negócio a partir de estratégias de segmentação geográfica.
Por exemplo, se utilizar o Google para direcionar clientes para o negócio você pode fazer lances em palavras-chave específicas. Além disso, os termos mais escolhidos podem direcionar para cidades e mesmo bairros de atuação.
Assim, é possível que atinja um número maior de pessoas dispostas a se deslocarem até sua loja e comparem o seu produto.
Aliás, tanto o Facebook quanto o Instagram são boas opções de canais de investimento para a maior parte dos negócios. Todavia, você deve fazer uma escolha cuidadosa de quais canais deve estar para alcançar seu público-alvo.
Usufrua das oportunidades das plataformas digitais
Existem muitas oportunidades a serem aproveitadas até mesmo no Google com diversas formas de explorar a segmentação. Por exemplo, você pode utilizar de links patrocinados e determinar a região de exibição dos anúncios.
Além disso, você pode criar campanhas específicas para chamar a atenção e atrair pessoas que estão nas margens do seu negócio. Nesse sentido, você pode utilizar uma fanpage do facebook para divulgar e indicar que se trata de um negócio local.
Com isso irá facilitar a localização da sua empresa nas buscas realizadas na rede social. A partir deste canal você pode divulgar conteúdos que valorizem a sua região e auxiliem o público a fazer uma relação do seu nome com a área.
Com essas estratégias para marketing digital local seu negócio tem tudo para alcançar o seu público-alvo e disparar na frente da concorrência. Não perca mais tempo! Comece já a colocar em prática!