Em Marketing digital a utilização de gatilhos mentais tem resultado em ganhos positivos para as empresas. As campanhas publicitárias estão cada vez mais recorrendo a este recurso para atrair os clientes para o seu negócio.
Neste artigo, vamos explicar para que servem os gatilhos mentais e quais são os cinco principais que você pode utilizar em seu negócio. Continue lendo, que você irá se surpreender com os cinco principais gatilhos.
Para que servem os Gatilhos Mentais
A ideia de gatilhos mentais está diretamente associada com técnicas de persuasão. Por isso tem por objetivo influenciar na sua decisão de compra. Ou seja, são estímulos enviados ao cérebro para interferir na decisão.
De fato, as nossas decisões são tomadas em diversas situações de forma rotineira. Em outras palavras, é como se o nosso cérebro filtrasse as decisões que requerem atenção especial e as demais fossem automáticas.
A utilização dos gatilhos mentais pelo marketing está baseada justamente nesse comportamento ativado a partir de um determinado estímulo. Por isso que em muitas situações uma decisão é tomada não baseada em uma necessidade real.
Mas, baseada em uma necessidade gerada diante de uma determinada circunstância que foi estimulada por um gatilho mental. Nesse sentido, muitas vezes uma pessoa faz uma compra que se não fosse o gatilho mental não teria realizado.
Vamos apresentar agora cinco dos principais gatilhos mentais que são utilizados em marketing digital e produzem ótimos resultados.
Escassez
Esse gatilho desperta nas pessoas o desejo de ter após ter percebido que não está mais a disposição. Ou seja, depois de ter perdido ou ter acabado você passa a dar valor a alguma coisa. Por isso, passa a querer essa alguma coisa.
Por exemplo, quando você ouve ou lê a frase: “apenas um restante em estoque”. Imediatamente, você percebe que tem de comprar o último produto antes que acabe.
Logo, o gatilho mental da escassez é ativado e você toma a decisão de compra. Esse mesmo resultado é obtido com as expressões:
- “Últimas vagas para a inscrição…”
- “Os 10 primeiros que ligarem…”
- “Oferta enquanto durarem os estoques…”
- “Somente 2 em estoque…”
- “Estoque quase acabando…”
Urgência
Este gatilho está muito relacionado com o da escassez. Mas, a grande diferença está no tempo como fator determinante. Você tem de adquirir rapidamente antes que o tempo para o fazer se esgote.
Um ótimo exemplo de urgência é dado pela Black Friday. Pois você tem apenas aquela sexta-feira no ano para realizar a compra com os melhores preços. Ou seja, prevalece a ideia de tempo limitado.
Outros exemplos de gatilho mental de urgência podem ser dados por:
- “Só até hoje!”
- “Sua última chance!”
- “Imediato!”
- “Agora!”
- “Hoje é o último dia!”
Autoridade
Este gatilho mental é mais detalhado para colocar em prática e requer um trabalho mais de longo prazo. Pois para ter autoridade é preciso ganhar primeiro a confiança de seus clientes que passarão a reconhecê-lo assim.
Logo, você terá de demonstrar que de fato está na primeira posição no mercado e por isso está à frente da concorrência. Assim, efetivamente você tem de provar que a sua solução é a mais adequada para o cliente.
Por exemplo, a indústria de cosmético e bem-estar utiliza esse gatilho anunciando que os produtos são produzidos com “uma tecnologia inovadora” ou por “especialistas no assunto reconhecidos no mundo inteiro”.
Ou ainda, se você está trabalhando com produtos para emagrecimento o ideal é um “nutricionista renomado” dando dicas e confirmando a veracidade das informações sobre o produto.
Um detalhe importante que precisa ser observado é que você não pode tentar enganar o consumidor com falsas promessas. De fato, o seu produto tem de apresentar os resultados que você está dizendo que tem.
Alguns exemplos de gatilho mental de autoridade podem ser dados por:
- “Nossa empresa é certificada pela Cisco”;
- “Adotamos as normas de certificação ISO 9000”;
- “O método de gatilhos mentais usado pelos especialistas norte-americanos”;
- “Nossos clientes internacionais atestam a nossa qualidade”;
- “Aprenda as técnicas de cozinha francesa com o maior chefe francês do país”;
Prova Social
Este gatilho quando utilizado desperta em você o desejo de fazer alguma coisa porque todo mundo está fazendo. Como você faz parte do mundo sente que não pode ficar de fora. Precisa também fazer a mesma coisa que todo mundo.
O que sustenta esse gatilho é o nosso desejo de fazer parte do grupo social em que convivemos. Em outras palavras, temos a necessidade de pertencer a um grupo que nos identifica socialmente.
Sendo que isso é explicado pelo neuromarketing: “como somos seres sociais, costumamos acreditar e concordar com a maioria. Se existe muita gente falando bem de uma coisa a tendência é segui-la”.
Alguns exemplos do gatilho mental da prova social podem ser dados da seguinte forma:
- “Inúmeras pessoas me perguntam sobre este assunto”;
- “Acesse nossa rede com mais de 3000 associados e receba conteúdos exclusivos”;
- “O nosso treinamento já foi realizado por mais de 6 mil pessoas”;
- “Mais de 4 mil empresários alavancaram os negócios”;
- “Chegaram mais de mil e-mails querendo saber sobre textos”.
Reciprocidade
O gatilho mental da reciprocidade é a base do Inbound Marketing. Ou seja, essa estratégia é usada para atrair o cliente e conseguir que ele vá ao seu encontro de forma espontânea. Isto é, acesse o seu site ou blog.
O gatilho da reciprocidade é a dica ideal para conseguir esse resultado. Pois, segundo os especialistas “nós temos uma tendência natural de retribuir àquilo que nos gera valor ou que nos gera uma boa experiência”.
No entanto, para que tenhamos esse sentimento é necessário que o percebamos como um ato feito de maneira espontânea, vindo do coração.
Por exemplo, você identificou uma pequena necessidade do usuário interessado no seu produto (lead). Então, pode enviar-lhe um e-mail com algum conteúdo que seja relevante para resolver o problema dele.
Com isso ele se sentirá grato por você ter ajudado a resolver o seu problema e, provavelmente, irá desejar de alguma forma retribuir a gentiliza.
Algumas dicas para você utilizar o gatilho mental da reciprocidade podem ser:
- Pedir um favor simples e fácil de realizar aos leitores/clientes;
- Assegure-se de que seu pedido foi atendido;
- Agradeça sinceramente pelo favor feito;
- Não retribua o favor instantaneamente para que a dissonância não se esclareça;
- Continue tratando as pessoas para quem pediu o favor de maneira amigável para reforçar o sentimento.
Depois de ter aprendido os cinco principais gatilhos mentais do marketing digital você não pode perder mais tempo. Comece logo a aplicar no seu site e/ou blog para atrair cada vez mais clientes.