Skip to content
Menu
Hiper Tráfego Blog
  • Início
  • Hiper Tráfego
  • Painel Hiper Tráfego
  • Facebook
Hiper Tráfego Blog

A importância do alinhamento entre vendas e marketing

Posted on maio 8, 2021maio 8, 2021

Essa é uma estratégia focada no alinhamento entre essas duas áreas de uma empresa, aumentando o potencial de produtividade e consequentemente da geração de receita.

Vendarketing é a adaptação em português de Smarketing, como é conhecido o alinhamento entre marketing e vendas. Com o aumento do papel do marketing na jornada de compra, como “primeiro vendedor” da empresa, a parceria entre as áreas de marketing e vendas, se tornou essencial para o sucesso das empresas.

Antes da popularização da internet, o processo de compra e venda era bem diferente. Quando alguém precisava de um produto ou via uma propaganda de seu interesse, ia até alguma loja para saber mais sobre aquilo. Assim, se queria comprar uma máquina de lavar, o vendedor era quem deveria dizer as características de cada modelo, a diferença e os benefícios das tecnologias, os preços etc. A função do marketing se limitava à divulgação e cabia ao vendedor apresentar e explicar sobre o produto ou serviço para o cliente, afinal o consumidor não tinha muitas fontes para buscar informações.

O avanço tecnológico

Com a difusão da internet, isso mudou. As informações estão cada vez de mais fácil acesso e não são exclusivamente do vendedor. Nesse contexto, a equipe de marketing deve assumir uma responsabilidade muito maior e mais estratégica, orientada pelos resultados. É preciso não apenas atrair esse potencial cliente, como também acompanhá-lo durante toda a sua jornada de compra, se relacionando e coletando o máximo de informações possíveis para fornecer à equipe de vendas.

Ao mesmo tempo que a equipe de vendas deve ser mais capacitada e apresentar uma alta qualidade na abordagem, o foco não está apenas em fechar o negócio, mas em agregar valor ao cliente para vender de forma qualificada, afinal, não é só a equipe de vendas que detém as informações. Sendo assim, um time necessita do outro, por isso, é muito importante que os dois estejam alinhados, é isso que trará eficiência nos resultados.

Os benefícios desse alinhamento

Vendarketing é responsável pela difusão do discurso das duas equipes, para que na passagem de bastão de marketing para vendas o lead entenda que ele está falando com a mesma empresa, e não sofra uma quebra de expectativas. Dessa forma, a comunicação entre os dois times será mais efetiva, trabalhando de forma mais eficiente e trazendo resultados em menor tempo.
Além de possuir maior previsibilidade, para que consiga calcular quanto o time irá gerar de receita nos próximos meses, agindo de maneira preventiva caso esse objetivo não esteja sendo alcançado e elaborando um plano de ação para facilitar o crescimento e o desenvolvimento do negócio.

O vendarketing está presente nas ações e estratégias do Hackeando Processos. Para falar com algum dos especialistas, basta acessar http://hackeandoprocessos.com .

Website: http://hackeandoprocessos.com

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Startup: Canvas para Modelo de Negócio em ODS e XLSX
  • Receita de PMEs cresce 17% com vendas on-line no Dia dos Namorados
  • Série empreendedores online: Trabalhe online como Secretária remota
  • Métricas de sustentabilidade ajudam setor de ‘data centers’ na descarbonização
  • Apps e softwares em low-code devem crescer 65% até 2024

Categorias

  • Copywriting
  • Dicas
  • Empreendedorismo
  • Ferramentas
  • Games
  • Marketing
  • Negócios
  • Notícias
  • Plugins
  • Podcasts
  • Redes Sociais
  • SEO
  • Tecnologia
  • Uncategorized
©2022 Hiper Tráfego Blog | Powered by WordPress and Superb Themes!