Talvez você nem imaginasse que o Instagram pudesse superar o Facebook em termos de interação, mas foi exatamente isso que aconteceu.
E isso de deve a diversos fatores, como o crescimento dos influenciadores digitais, a popularidade dos vídeos verticais, a predominância das mulheres entre os usuários, entre outros.
Só para você ter uma ideia, um estudo mostra que no fim de 2019 o Instagram teve, entre os 50 maiores perfis de marcas (no Brasil e no mundo), 20 vezes mais interações que o Facebook.
Nesse artigo, entenda mais como tudo aconteceu e por que a tendência é que, em determinados segmentos, o Instagram ultrapasse o Facebook.
O que explica a ascensão do Instagram diante do Facebook?
Ninguém podia imaginar que o Instagram alcançasse índices tão expressivos e disputaria a audiência com o Facebook.
Um estudo conduzido pela consultoria Socialbakers mostrou que, entre os meses de abril, maio e junho, o Instagram teve cerca de 20 vezes mais interações que o Facebook.
E em relação à audiência em todo o mundo, o Instagram está na frente do Facebook, especialmente quando se trata de engajamento de marcas.
Embora as principais marcas continuem preferindo publicar no Facebook, saiba que as interações no Instagram têm despertado a atenção de muitas delas.
É importante lembrar também que os usuários não usam as duas redes sociais da mesma forma e nem com o mesmo objetivo.
Um outro ponto que precisa ser ressaltado é que, não é a visibilidade que é importante, mas ter visibilidade para as pessoas certas, e o Instagram sabe muito bem fazer isso.
E o que diferencia o Instagram do Facebook?
Entenda a diferença entre Instagram e Facebook
Quando se fala de uma possível concorrência entre essas duas redes sociais pode soar estranho, afinal, pertencem ao mesmo dono, Mark Zuckerberg.
Acontece que os perfis são diferentes. Por exemplo, os usuários do Facebook buscam conteúdos mais informativos e completos, enquanto o Instagram está mais direcionado para conteúdos mais dinâmicos e rápidos.
E é justamente isso que leva ao aumento de interações, sendo um forte aliado para empresas para alcançar novos clientes e fidelizar os que já têm.
Só no Brasil, são cerca de 50 milhões de perfis ativos, representando a segunda maior base de usuários do mundo.
Intagram X Facebook: os algoritmos
E os algoritmos?
Apenas lembrando o que se chama algoritmo (nas redes sociais): é o que determina quais publicações são vistas por quais usuários, e em que ordem.
No caso específico das redes sociais, elas utilizam os algoritmos para fornecer aos usuários uma melhor experiência, onde eles veem as publicações que gostam, e menos as publicações que não gostariam de ver.
Como você pode perceber, não é uma ciência exata, e cada rede social deve começar a buscar bons critérios a levar em conta para criar seu algoritmo.
E é exatamente aqui que diferencia o Facebook e o Instagram. Em qual algoritmo o Instagram é melhor otimizado para o marketing?
Na verdade, os algoritmos não são totalmente conhecidos e permanecem quase em segredo.
Mas alguns estudos sobre isso foram feitos e alguns fatores determinam o ranking de cada postagem:
Algoritmo do Instagram
- Engajamento: o número de curtidas e comentários em cada postagem;
- Pertinência: o gênero da publicação é pertinente ao usuário em questão?
- Relações: as publicações das contas com as quais o usuário interage com mais frequência são a prioridade;
- Tempo: as postagens mais recentes têm prioridade;
- Pesquisa de perfil: as publicações das contas que o usuário pesquisa frequentemente são a prioridade;
- Compartilhamentos diretos: tanto as publicações que o usuário compartilha como aquelas que a pessoa recebe esse compartilhamento são a prioridade;
- Tempo passado em cada postagem: o tempo que se passa olhando cada postagem.
Agora, veja o novo algoritmo do Facebook:
- Família e amigos: as postagens das pessoas que conhecemos pessoalmente são a prioridade. Isso é importante por que significa que as publicações das empresas são deixadas em segundo plano;
- O número de likes, comentários e compartilhamentos que a publicação recebe, levando em conta o tempo;
- Estimular o engajamento: as publicações que têm mais chance de chegar a uma conversa têm mais prioridade;
- Imagens e vídeos: as postagens com imagens têm mais prioridade do que aquelas contendo apenas texto;
- Publicações promocionais: as postagens que tentam convencer a pessoa a comprar um produto ou a participar de um concurso são deixadas em segundo plano.
O objetivo do algoritmo é evitar fraudes e estimular as conversas pessoais, o que quer dizer que as marcas são menos expostas a um público maior.
Mas é possível fazer a promoção das marcas no Instagram gratuitamente e obter os melhores resultados, desde que o conteúdo seja pertinente.
O Instagram e o marketing direto
Um dos motivos pelos quais o Instagram está desbancando o Facebook é por conta do marketing direto, pois é muito mais eficaz.
Isso significa engajar os clientes, aumentar o reconhecimento, apresentar novos produtos/serviços, fazer comparações de marcas, etc.
Além disso, o Instagram é principalmente utilizado por pessoas com menos de trinta.
O Facebook, ao contrário, oferece mais visibilidade a grupos com uma faixa etária mais velha, desde que se faça publicidade paga.
Por sua vez, os usuários do Instagram se conectam mais para pesquisar ativamente uma recomendação de um produto, ao contrário do Facebook.
Um outro estudo mostra que, somente 32% dos usuários do Facebook interagem regularmente com as marcas, comparado a 68% dos usuários do Instagram.
Ou seja, as marcas recebem 58 vezes mais engajamentos dos usuários do Instagram.
Tudo isso reforça ainda mais a ascensão do Instagram, principalmente para aqueles que querem construir uma identidade de marca e engajar seu público de forma direta.
E se essa tendência continuar, em breve o Instagram estará superando o Facebook, quando se trata de publicidade.
Apenas lembrando que tudo vai depender de seus objetivos e de seu público-alvo, mas saiba que o Instagram permite criar uma comunidade engajada em torno de uma marca, que reagirá positivamente às publicações.
Embora o Instagram esteja ganhando cada vez mais espaço, uma estratégia inteligente seria combinar essas duas redes sociais.
Por exemplo, quando uma foto é publicada no Instagram, o aplicativo propõe automaticamente compartilhá-la no Facebook.
Assim, é perfeitamente possível trabalhar simultaneamente com as duas redes sociais.