Você conhece a diferença entre tráfego orgânico e pago? Sabe as técnicas certas de ambas as estratégias para atrair pessoas para o seu blog? Então, conhece um pouco mais sobre esse assunto é a melhor forma de agregar conhecimento que poderá ser usado em prol do seu negócio.
Primeiramente, é essencial salientar que essas duas estratégias são fundamentais para o reconhecimento da sua empresa.
Portanto, compreendendo a diferença entre tráfego orgânico e pago, é preciso encarar ambos como técnicas que se complementam em prol da sua marca.
Afinal de contas, as empresas que fazem investimentos certeiros nesses formatos de tráfego possuem maiores chances de potencializar os resultados.
Dito isso, neste post completo você vai conhecer mais sobre tráfego orgânico e pago, entendendo a diferença de cada um deles.
Mas afinal, qual é a diferença entre tráfego orgânico e pago?
Para entender melhor a diferença de cada um deles, é preciso que você conheça o conceito de ambos. Confira!
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico, como o próprio nome já deixa a entender, é o que ocorre de maneira espontânea.
Logo, não existem investimentos financeiros direto para que os resultados apareçam.
Para que seja possível ter um bom tráfego orgânico é preciso dedicar tempo para o marketing de conteúdo.
Isso ocorre porque as pessoas chegam até a sua página na internet, seja ela um blog ou site, através das pesquisas em mecanismos de buscas, como é o caso do Google.
No entanto, apesar do marketing de conteúdo fazer uma grande diferença, para que o seu site esteja nos primeiros resultados e, com isso, ser encontrado pelos visitantes mais facilmente, é essencial que ele apresente uma boa credibilidade.
Porém, como conseguir essa autoridade e credibilidade? Através da criação de conteúdo útil e otimizado para SEO.
A chave do sucesso do tráfego orgânico – marketing de conteúdo
A produção do marketing de conteúdo envolve várias estratégias. Dentre elas é importante citar a bom uso e conhecimento nas técnicas de SEO.
Isso porque, essa metodologia faz com que as pessoas encontrem sua marca mais facilmente através das buscas.
Então, para aplicar as técnicas de SEO é importante conhecer o que é relevante para o Google, como:
- Bons títulos;
- Site responsivo e de rápido carregamento;
- URLG amigáveis e objetivas;
- Uso de palavras-chave relevantes;
- Uso de imagens e vídeos.
Contudo, é válido frisar que uma diferença entre tráfego orgânico e pago é com relação ao resultado. No caso desse primeiro, os resultados são vistos a médio e longo prazo.
Afinal, criar conteúdo que seja relevante, útil e interessantes aos olhos do Google é uma tarefa que leva tempo. Além disso, esse trabalho exige frequência, qualidade e consistência nas postagens.
Entretanto, apesar de ser uma estratégia que leva mais tempo, seus resultados são bastante positivos.
Ora, não é à toa que a produção de conteúdo é hoje uma das principais formas de aumentar o tráfego orgânico de um site ou blog.
Tráfego pago
O tráfego pago, como o nome já deixa explicito, exige que seja realizado um investimento financeiro para que as pessoas cheguem até a sua página na internet.
Para isso, é possível criar anúncios e links patrocinados, tudo com o objetivo de fazer com que seu endereço seja exibido nos mecanismos de buscas.
Caso a empresa deseje sempre ter uma alta taxa de tráfego pago, é importante que se tenha sempre anúncios ativos.
Portanto, essa é uma diferença entre tráfego orgânico e pago, pois nesse último, quando o anúncio é encerrado, o link sai do ar e não se tem mais resultados com essa estratégia.
Dessa maneira, os links patrocinados são interessantes, vistos que garantem resultados bem rápidos, mas eles não são duráveis. Afinal, só há resultados se existir investimento.
Por esse motivo, é fundamental fazer um bom planejamento para estabelecer qual orçamento será voltado ao tráfego pago, quais campanhas serão patrocinadas e quais canais serão usados.
Para que essa estratégia seja realizada é preciso usar os canais corretos e hoje os principais são: Google ADS e Facebook ADS.
Google ADS
Os anúncios feitos no Google ADS são exibidos nos resultados do mecanismo de busca do Google, além dos sites parceiros.
Então, caso escolha esse tipo de anúncio é possível pagar por visualização ou clique.
Além disso, você também pode segmentar a campanha para que o anúncio seja direcionado para o seu público alvo.
Facebook ADS
Os anúncios feitos no Facebook são conhecidos como Facebook ADS, onde você cria postagem de diversos formatos e que direcionam o seu público para o endereço que você deseja, que pode ser:
- A home do seu blog;
- Uma landing page;
- Página de e-commerce.
O grande benefício dessa estratégia é que você tem um alto poder de segmentação. Logo, se você conhece bem seu público, poderá criar campanhas que sejam voltadas especialmente para essas pessoas.
Qual é a melhor – tráfego orgânico ou pago?
O tráfego orgânico requer a produção de conteúdo até que a sua audiência veja a sua empresa como relevante, enquanto no tráfego pago existe investimento financeiro direto.
Diante disso, é comum que os empreendedores se perguntem: mas é a melhor estratégia?
O ideal é combinar os dois – e os demais canais de aquisição – em todas as suas estratégias.
Todavia, se você quer ou até mesmo precisa decidir por um dos dois, leve em consideração:
- O tempo que você pode esperar por resultados;
- O orçamento que se tem disponível;
- Uma estimativa do mesmo orçamento dentro de um ano;
- Estrutura comercial, como vendedores ou loja virtual;
- Estrutura de marketing digital, como redatores, designers, etc;
- Informações referentes ao seu público alvo e persona;
- Pesquisa prévia das palavras-chave.
Entre alguns dos fatores, conhecer as palavras-chave desde o começo ajuda bastante na avaliação, uma vez que termos amplos são bastante concorridos dentro do tráfego orgânico e pago.
De forma geral, se você tem verba e quer resultados rápidos, o tráfego pago é melhor. Porém, se o orçamento é limitado, é possível aguardar pelos resultados de médio e longo prazo.
Em todo caso, independente da sua escolha, é essencial diversificar os canais ao longo do tempo.
Conclusão
Ambas as estratégias, tráfego orgânico e pago, são importantes para o seu negócio e podem potencializar os resultados da sua marca. Então, utilize-os de forma correta!