Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 79% dos brasileiros vivem em residências que possuem acesso a internet, seja ela móvel ou fixa.
Então, levando em consideração o número de habitantes do Brasil, que já é superior a 210 milhões de pessoas, isso quer dizer que existe quase 167 milhões de pessoas conectadas.
Diante disso, boa parte da utilização da internet pelos brasileiros é voltada para a navegação dentro das redes sociais.
Inclusive, não é à toa que o Brasil está em segundo lugar na posição dos países que mais passam tempo nas redes sociais, perdendo apenas para as Filipinas.
Portanto, esses dados são extremamente expressivos, especialmente empreende digitalmente, uma vez que revela a importância de usar esses canais para divulgar a marca.
Assim sendo, com todas essas informações preciosas, conheça abaixo quais as maiores redes sociais do momento.
O Facebook ainda é a maior rede social, com mais de 2,3 milhões de usuários cadastrados em todo mundo.
Só para se ter uma ideia, hoje o Brasil é o terceiro país do mundo mais ativo dentro desse canal, atrás somente dos EUA e da Índia.
Por aqui são mais de 130 milhões de pessoas conectadas ao Facebook quase que diariamente.
Dessa maneira, muitas empresas, independente do porte, possuem contas e páginas ativas dentro dessa rede social como uma forma de se conectarem com potenciais clientes.
Isso porque, criando conteúdos relevantes e voltados para o público alvo é possível ter resultados expressivos nas vendas.
Além do alcance orgânico, a plataforma também oferece a possibilidade da criação de anúncios pagos, com diversas opções de formato e objetivos.
No entanto, é importante mencionar que o Facebook se trata de uma rede social e, como tal, deve ser utilizado para criar um relacionamento entre a marca e seus seguidores.
Logo, conteúdos totalmente publicitários, voltados sempre para as vendas, tende a não ser bem visto dentro desse canal.
Youtube
Nessa lista de maiores redes sociais do momento o Youtube não poderia ficar de forma, uma vez que ele tem cerca de 2 milhões de usuários ativos mensalmente.
Sem contar que essa plataforma de vídeo é hoje considerada o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google.
E como se não bastasse tudo isso, de acordo com uma pesquisa da Hootsuite, cerca de 95% dos brasileiros afirmam acessar o Youtube.
Dessa forma, assim como o Facebook, o Youtube pode ser utilizado como um canal para compartilhar conteúdo e:
- Ampliar o alcance do seu negócio;
- Fazer com que a sua empresa se torne autoridade;
- Engajar os usuários.
É importante ainda citar os influenciadores que atuam dentro dessa plataforma e que podem ser usados para trazer resultados expressivos para o seu negócio.
O WhatsApp também merece entrar nessa lista de maiores redes sociais do momento, pois no mundo já existem mais de 2 bilhões de usuários.
Por sua vez, no Brasil, já se tem mais de 120 milhões de pessoas conectadas a esse aplicativo de troca de mensagem.
Como o aplicativo mudou a maneira que as pessoas se relacionam entre si, obviamente que isso se estendeu também para os relacionamentos entre clientes e empresas.
Afinal de contas, tudo pode ser feito através do WhatsApp, uma vez que já existe até mesmo uma versão para empresas, que é o WhatsApp Business.
Portanto, é possível aproveitar as incríveis funcionalidades desse aplicativo, tais como:
- Perfil verificado;
- Lista de grupos e transmissões;
- Catálogo de produtos;
- Chatbot.
Comprados pelo Facebook, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo. No Brasil, essa rede social conta com mais de 77 milhões de pessoas ativas.
Assim, trazendo a ideia “mais imagem e menos texto”, o Instagram já se tornou um verdadeiro fenômeno.
Assim como o Youtube, a rede conta com centenas de influenciadores mundiais, nacionais e locais, que se tornam verdadeiras estratégias de marketing, trazendo ganhos expressivos para as empresas.
Contudo, isso não quer dizer que o Instagram precisa ser utilizado apenas por grandes marcas, você também pode aproveitar das ferramentas dessa rede social.
Afinal, existem muitas funcionalidades que são úteis dentro dessa plataforma e que podem ser utilizadas para engajar e fazer com que a sua marca se torne conhecida, como:
- IGTV;
- Reels;
- Stories;
- Ao vivo.
Vale citar ainda que para potencializar seus ganhos com o Instagram é interessante interagir com a audiência, pois essa é uma maneira de gerar mais engajamento.
Além disso, se preferir, você também pode apostar nos anúncios pagos, onde é possível segmentar bem o público e até fazer remarketing.
Facebook Messenger
Quando se fala em troca de mensagens através de aplicativos, é importante mencionar o Facebook Messenger, que é também uma rede social, assim como o WhatsApp.
No Brasil, essa ferramenta é a quinta mais usada, segundo a pesquisa da Hootsuite que foi mencionada anteriormente.
Além de ser uma ótima forma de trocar mensagens, o Messenger tem a função de Stories, assim como Instagram.
Então, para as empresas é possível utilizar esse aplicativo e rede social para criar respostas inteligentes e ter um canal de atendimento aberto com o seu público.
O Twitter é uma das maiores redes sociais do momento, com mais de 330 milhões de usuários. Para o Brasil, essa é uma plataforma de grande mercado, uma vez que se tem mais de 12,1 milhões de perfis ativos.
Apesar de não ser tão popular quantos os canais mencionados anteriormente, o Twitter é uma excelente ferramenta para se fazer ações de marketing digital e assim aumentar o alcance da sua empresa.
A prova disso são grandes marcas que estão presentes nessa rede social e que possuem excelentes resultados fazendo uso dela, como Nubank e Netflix, por exemplo.
É óbvio que esse não é um canal obrigatório, o mais ideal é que você o utilize se o seu público alvo for de usuários ativos dentro dessa plataforma.
Conclusão
Essas são as maiores redes sociais do momento e você não precisa estar presente em todas.
Afinal, é necessário conhecer bem seu público para estabelecer quais canais serão usados pela sua marca.