Cada vez mais e mais pessoas pensam em abrir o próprio negócio, com isso, é claro, a procura por dicas de como fazer isso sem resultar em prejuízo e frustração aumenta na mesma proporção.
Se por um lado a economia do país vive uma intensa crise, por outro, os negócios virtuais só crescem, o que acaba estimulando os empreendedores a procurarem esse setor.
Muita gente, justamente, por saber que esse setor está crescendo a cada dia mais, acaba se atirando de cabeça sem um preparo adequado, pois, embora o segmento seja uma ótima opção para quem deseja empreender, pesquisas apontam que muitos negócios acabam não tendo sucesso por erros de planejamento em marketing, erros na formas de pagamentos, falhas de logística ou falta de tecnologia apropriada…
Ou seja, esse setor de negócios online nunca foi tão atraente, porém, é preciso muito preparo, e uma visão de marketing.
Vantagens
Não há como discordar que ter um negócio funcionando 24 horas por dia, com um público/cliente que não precisa se deslocar para consumir seu produto ou serviço é algo tremendamente tentador.
Sem dúvida, um dos motivos do interesse crescente das pessoas em abrir um negócio na Internet, já sendo uma opção cada vez mais procurada pelos novos empreendedores.
Fora os motivos acima citados, veja outras razões para ser um empreendedor online:
- O investimento para montar um negócio online é bem menor que um físico;
- A perspectiva de crescimento, principalmente no Brasil, é enorme;
- Você pode começar de qualquer lugar, fazer seu próprio horário e trabalhar com quem quiser;
- Para abrir um negócio na Internet você vai depender mais de você do que de terceiros.
Como ter sucesso
– Primeiramente, quem abre um negócio só porque ele dá lucro, está fadado a não ter sucesso, é preciso se identificar com o negócio, e mais que isso, tentar saber o tudo que for possível sobre ele.
– Será que aquilo que sabe fazer ou gosta seria um bom negócio? Pois é, nem sempre. Por isso, é preciso identificar uma oportunidade de negócio, analisar custos, observar concorrentes, pesquisar o mercado, fornecedores e montar um plano de negócios para clientes que estão cada vez mais exigentes, que acessam a Internet querendo novidades e praticidade.
– Invista em um site, e se for uma pequena ou média empresa, saiba utilizar os buscadores a seu favor, seja com palavras-chave, ou através de técnicas SEO.
– Utilize as redes sociais para divulgar seu negócio, uma FanPage com conteúdos interessantes, comunidades, grupos, são formas muito eficazes de promover seu empreendimento e estreitar as relações com seus clientes, sendo necessário se preparar para o acesso através de dispositivos móveis.
Enfim, negócios on-line também exigem um bom investimento, uma vitrine de bom gosto e chamativa, ótima navegabilidade além de boas soluções de pagamento e logística.