Conheça ferramentas que podem te auxiliar a monitorar e aumentar a velocidade de seu site.
SimilarWeb
Para utilizá-lo, requer apenas que você apresente o link do seu site na barra de pesquisa do programa, além de ter acesso ao número de visitas do seu site existem outras informações que o mesmo fornece, como, interesses do visitante, palavras chaves que geraram tráfego, etc. Possui a interface fluida e fácil de utilizar.
Alexa
Com interface e funcionamento muito semelhante ao anterior, esta é uma das plataformas mais antigas de análise de sites, se não, a mais antiga. O mesmo permite que você adicione uma extensão ao navegador para uma análise mais prática, além de fornecer outras informações além das visitas.
Longe de mais enrolação, agora que já sabemos como funciona para saber se o que esta afetando a velocidade do seu site são os acessos, podemos recorrer a algumas opções para corrigir esse problema.
Compactação
Se você utiliza WordPress, uma das alternativas viáveis é diminuir a quantidade de plugins que você tem atualmente instalado, mas caso você não queira se desfazer de seus plugins, outra alternativa é otimizar tudo que é possível, desde as imagens até as requisições.
Contrate uma CDN
Se nenhuma das alternativas anteriores te agradaram, ou não funcionaram, calma, a outras maneiras de tornar o seu site mais rápido, uma delas é contratando uma CDN (Content Delivery Network) em português, rede de distribuição de conteúdo, que seguinte da maneira, a CDN armazena em cachê, réplicas do conteúdo de seu site, e assim que o visitante entra em seu site, ele recebe essas réplicas, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido. As CDNs mais avançadas, ja possuem recursos extras para aumentar a velocidade ainda mais, como no caso do (Cache de conteúdo dinâmico) que alivia o processamento do servidor.
Revise o código
Ficar de olho no código de seu site também pode melhorar a velocidade de seu site, deixá-lo limpo e com os arquivos mais leves ajuda a diminuir o trabalho do servidor, caso seu site tenha sido construído por outra pessoa, converse com o criador, perguntando-o se existe a possibilidade de deixar o código ainda mais leve, eliminando espaços em branco no HTML e JavaScripit, entre outras ações.
Hospedagem de qualidade
A hospedagem pode influenciar em inúmeros fatores relacionados a qualidade de seu site, sendo um deles a velocidade. Escolha cuidadosamente onde ira hospedar seu site, de preferência peça recomendações a pessoas que ja possuem experiência com hospedagem. Além de mais velocidade, hospedagens de qualidade garantem uma maior segurança as informações de seu site.
Finalizando
A velocidade de seu site é influenciada por inúmeros fatores, entre os mais importantes, estão os apresentados aqui hoje, com certeza após seguir as dicas fornecidas seu site terá um crescimento exponencial de velocidade, caso tenha mais dúvidas de como melhorar a qualidade de seu site, deixe elas nos comentários para que possamos tirar suas dúvidas nos próximos posts.