O conceito de Inbound Marketing é um dos mais importantes para negócios na atualidade. Trata-se de todas as estratégias voltadas para atrair os clientes de forma sutil, sem a necessidade de implementar campanhas invasivas. Ou seja, a empresa não corre atrás o cliente. Pelo contrário, faz com que o cliente vá até a empresa.
Conceito de Inbound Marketing
A popularização do conceito de Inbound Marketing se deve ao livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, lançado em 2009, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil o termo também é encontrado sob a forma de marketing de atração.
A base do Inbound Marketing é a produção de conteúdo específico, de qualidade e relevante para determinado público. O objetivo é criar um relacionamento mais próximo com os clientes em potencial, fazendo surgir o interesse pela marca ou produto. A comunicação com o cliente é direta, transparente e em bases sólidas.
A grande diferença dessa estratégia para o marketing tradicional é que a empresa não leva o seu produto ou serviço até o cliente. Pelo contrário, a empresa atrai o cliente até o seu produto ou serviço. Essa inversão faz com que o cliente tenha muito mais proximidade com a empresa.
O conteúdo relevante é a isca utilizada para a atração. As pessoas que consomem esses materiais vão se aproximando gradativamente do negócio – começa pela atração, passando pela conversão e terminando com o relacionamento.
A venda se torna muito mais fácil quando o cliente chega até a empresa por livre iniciativa – ainda que tenha sido atraído através das estratégias de Inbound Marketing. Por isso cada vez mais empreendimentos estão apostando em estratégias de atração, como forma de aumentar os resultados e reduzir custos.
Benefícios do Inbound Marketing
O Inbound Marketing não está sendo aplicado por moda, mas sim em razão dos seus benefícios. Empreendimentos que adotam estratégias de atração conseguem crescer no mercado e aumentar a sua competitividade. Esses e outros benefícios estão listados abaixo.
Mais visibilidade para o negócio
Uma das consequências diretas da implementação de estratégias de Inbound Marketing é o aumento da visibilidade do negócio. Atualmente os consumidores não querem consumir publicidade. Eles buscam por conteúdo relevante, que ajude a resolver problemas reais.
Por isso empreendimentos que compartilham informações de qualidade conseguem atrair uma grande base de clientes em potencial. Com a visibilidade em alta, o número de vendas também aumenta.
Redução do custo de aquisição de clientes
O marketing tradicional é caro. Essa é uma constatação que qualquer empreendedor consegue fazer após colocar em prática a primeira campanha publicitária paga. Os anúncios pesam no bolso e raramente conseguem gerar resultados positivos. Paga-se muito por poucos cliques e visualizações, por melhor que seja o anúncio.
Já o Inbound Marketing se baseia no compartilhamento de conteúdo relevante, em canais como blogs, sites, redes sociais e plataformas de vídeo. Não é preciso pagar nada para divulgar o material. Textos otimizados para buscadores, por exemplo, aparecem bem posicionados no Google, sem a necessidade de compra de anúncios.
Atração dos cientes certos
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo empreendedor é atingir o público certo. Com as estratégias de Inbound Marketing, é possível criar conteúdos especiais, direcionados para certos grupos. Mais importante do que a quantidade de pessoas atraídas é a qualidade desse público.
Quanto mais específico for o conteúdo criado, melhor. Os artigos, vídeos e outros materiais devem estar otimizados e direcionados para a persona da empresa – ou seja, para o cliente ideal. Dessa forma as chances de conseguir converter esse público se tornam maiores.
Melhora da imagem da empresa
O tempo em que as empresas focavam apenas em vender acabou. Agora, novos negócios devem buscar melhorar a experiência do cliente, oferecendo diferenciais. Preço e qualidade são apenas obrigações, não diferenciais competitivos.
O Inbound Marketing permite melhorar a imagem da empresa, na medida em que mostra para os clientes a preocupação em compartilhar conteúdo relevante. O foco das estratégias não é a venda, pelo menos não em um primeiro momento, mas sim a atração do cliente.
Resumindo, Inbound Marketing é toda estratégia voltada para estreitar a relação entre o cliente a empresa. Busca-se levar o cliente até o produto ou serviço, mas sem focar na venda. Quanto mais satisfeito e interessado o cliente estiver, melhor. A conversão acontece de forma natural, mais barata e muito mais eficiente.