Você sonha poder trabalhar em sua própria casa?
Adora pesquisar e poder escrever sobre os mais diferentes assuntos?
Então, você é um forte candidato a trabalhar em um campo que está se tornando cada vez mais forte, o qual oferece um monte de possibilidades, que é o de criação de conteúdo.
Para ser um redator de conteúdo é preciso, antes de mais nada, ter o domínio da língua portuguesa e gostar muito de escrever, para poder se comunicar através de conteúdo atrativo em sites e redes sociais.
O mais legal é que o redator de conteúdo pode trabalhar de forma autônoma, em sua casa, buscando seus próprios clientes ou, então, trabalhar para uma agência de conteúdo/comunicação.
Sem dúvida, com a internet, o que não faltam são oportunidades, sem fronteiras, assim, de sua própria casa, pode escrever para um cliente lá do outro lado do mundo, por exemplo.
Ultimamente, uma das principais ofertas de trabalho na internet é para redatores freelancer, assim, quem gosta de escrever e tem tempo para se dedicar a esse tipo de trabalho, pode conseguir uma boa renda extra, e sem sair de casa.
Estratégias
Embora o redator possa entregar seus trabalhos no world, uma dica é que experimente ter um blog pessoal, para ir se ambientando com todo o sistema, podendo, posteriormente, entregar seus trabalhos via email, através do world, ou, diretamente em alguma plataforma, como WordPress, por exemplo, já que muitos administradores assim preferem.
Quanto mais familiarizado estiver com esse mundo das postagens, mais pontos ganhará com os clientes.
Se familiarize com tudo que for ligado ao assunto, como, por exemplo, banco de imagens, para enriquecer seu texto, ou programas de edição, isso pode fazer diferença em algumas situações.
Leia sobre o formato SEO – que é a otimização do conteúdo para as ferramentas de busca da internet, como o Google e o Yahoo.
Alguns administradores dão preferência para quem tiver conhecimento sobre essas técnicas.
Onde encontrar trabalhos como redator?
Você já deve ter percebido que o número de sites na internet não pára de crescer e, então, certamente, todas essas páginas vão precisar de conteúdo qualificado para atraírem a atenção dos leitores, sendo assim, esse mercado não parece ter fim, tão cedo!
Blogs pessoais, corporativos, sites, empresas que trabalham com a distribuição de pautas para gostwriters, escritores que não assinam os textos, enfim, são possibilidades infinitas para quem investir nesse campo.
Mas não se iluda, não pense que basta gostar de escrever e pronto!
A coisa não funciona assim. Para ganhar dinheiro escrevendo na internet e conseguir criar uma clientela, é preciso muita dedicação, pontualidade e, principalmente, comprometimento.
Mas, com certeza, quem possui essas qualidades não fica sem trabalho.
Para se tornar um redator freelancer a dica é procurar plataformas gratuitas onde você possa se cadastrar e procurar as oportunidades de trabalho, geralmente, você só precisa se cadastrar e enviar um texto teste para ser aprovado.
Depois de aceito na plataforma, o escritor escolhe entre as pautas disponíveis, escreve o texto, entrega o trabalho para avaliação e, depois, recebe o pagamento, geralmente, via Paypal ou transferência bancária.