Provavelmente você já ouviu falar no Tik Tok ou até mesmo já viu alguns vídeos na plataforma, mas por que se tornou uma das redes sociais mais acessadas no mundo todo?
Então, a plataforma apresentou um crescimento explosivo nos últimos dois anos. Atualmente, conta com mais de 500 milhões de usuários, que buscam conteúdo divertido e interessante.
E é exatamente por isso que mais e mais empresas estão buscando a plataforma para promover seus negócios.
Mas é importante saber como a plataforma funciona e como o TikTok é voltado para um público mais jovem, é essencial falar a linguagem deles.
Nesse artigo, entenda um pouco mais por que o TikTok se tornou a rede social do momento, como surgiu, suas principais características e muito mais.
O que é TikTok?
Vale a pena conhecer um pouco a história do TikTok:
Uma empresa em Pequim, na China, chamada ByteDance, desenvolveu o aplicativo Douyin em apenas 200 dias.
Eles lançaram o aplicativo primeiro para o mercado chinês e a empresa lançou o TikTok no mundo em 2017.
A empresa ByteDance comprou então o musical.ly, um aplicativo que ajudou a criar a maior comunidade de vídeo.
A base do TikTok são vídeos curtos, onde os usuários postam vídeos em torno de 15 segundos, mas é possível fazer baixar vídeos de cerca de 60 segundos que compartilham histórias, mas a maioria dos vídeos no TikTok tem 15 segundos ou menos.
O público-alvo do TikTok são adolescentes e jovens de vinte e poucos anos, com idades que variam entre 13 e 24 anos.
O diferencial do TikTok é a variedade de vídeos postados, pois não se limitam apenas a vídeos sincronizados pelos lábios.
Existe uma variedade gigantesca de vídeos, inclusive apenas de músicas.
Você pode encontrar também vídeos de brincadeiras, vídeos de dança, vídeos de skate, vídeos de moda e beleza e muito mais.
E esse é o principal motivo por ter se tornado a rede social do momento.
Saiba por que o Tik Tok é um fenômeno
Como o TikTok oferece a possibilidade de formatos diferentes de vídeo, as pessoas estão usando a plataforma para mostrar seus talentos e outras mostrando seus produtos favoritos.
Apenas lembrando que, nem todos os usuários postam vídeos. Acontece da mesma forma que o YouTube e Instagram, onde muitos internautas só acessam a rede para se divertir.
Além disso, no TikTok, não precisa seguir alguém. Por exemplo, se você só quer ver um vídeo engraçado, basta acessar a página e pesquisar.
Assim como no Instagram, você pode pesquisar usando hashtags ou palavras-chave.
Para você ter uma ideia por que o Tik Tok se tornou um fenômeno, dê uma olhada em alguns dados:
- Existem mais usuários do TikTok no Android do que no iOS;
- Hoje em dia, a maior base de usuários está na Índia, representando cerca de 43%;
- O tempo médio gasto na rede é em torno de 52 minutos;
- Cerca de 66% do usuários têm menos de 30 anos;
- Os desafios propostos geram milhões de visualizações;
- Houve um aumento significativo de compras no app.
Tudo isso já mostra por que o TikTok se transformou em um dos aplicativos mais acessados atualmente.
Quem são os usuários do TikTok?
O aplicativo anterior Musical.ly tinha como púb;ico-alvo a Geração Z e o foco era do sexo feminino.
Como o TikTok é ainda muito recente, parece estar direcionando para as mesmas pessoas, mas o que se vê é o aumento de usuários com faixa etária acima dos 30.
Embora cerca de 66% de seus usuários têm menos de 30 anos e na maioria compostos por mulheres, a realidade está mudando.
Apenas o tempo dirá qual será a tendência, mas a previsão é que alcance uma audiência com uma faixa etária mais velha.
Como o TikTok se tornou a rede social do momento
Talvez você se pergunte: como o TikTok cresceu tão rápido?
Saiba que muitas pessoas foram pegas de surpresa com esse crescimento explosivo, e separamos aqui alguns fatores que contribuíram para isso:
Recomendações de influenciadores digitais
Todos sabemos o papel dos influenciadores digitais e aqui não é diferente.
Assim como acontece no Instagram, algumas celebridades e influenciadores digitais têm milhares de seguidores, cujas recomendações representam um fator decisivo na tomada de decisão.
Conteúdo localizado
Embora o TikTok ser um app global, ele se concentra no conteúdo localizado.
Você vai se deparar com vários desafios, o que, consequentemente, levou a um aumento do número de usuários.
Além disso, existem os concursos e os participantes com os melhores temas
Como o Tik Tok pode ajudar a aumentar a visibilidade de um negócio
Apesar do TikTok ser uma rede social relativamente nova, muitas marcas estão percebendo que podem se beneficiar da plataforma para promover o seu negócio.
Se esse for o seu caso, separamos aqui algumas dicas:
- O TikTok tem uma base de usuários mais jovem
Geralmente, uma audiência mais jovem quer se divertir e participar. Para isso, é necessário entregar o que querem.
Com o tempo, talvez você perceba uma mudança na faixa etária, e nesse caso, é preciso ajustar o conteúdo.
2.Ter a música como prioridade
Grande parte dos usuários do TikTok espera música nos vídeos, logo, faça essa integração.
3.Use efeitos especiais
Assim como no Instagram, use os recursos de efeitos especiais no TikTok.
O ideal é ir testando alguns até descobrir qual a sua audiência mais se interessa.
4.Use fotos nos vídeos
Quando você cria um vídeo usando várias fotos, fica muito mais interessante. Você não precisa fazer isso em todos os vídeos, mas experimente isso em alguns e veja como o seu público reage.
Ao usar fotos nos vídeos, isso cria um maior engajamento.
Na verdade, não é necessário colocar fotos em todos, mas preste atenção na reação do seu público.
5.Crie desafios
Uma característica marcante do TikTok são os desafios, de preferência com um pouco de dificuldade.
O ideal é sempre estabelecer um prazo para que o desafio seja realizado.
6.Veja o que os concorrentes estão fazendo
Vale a pena dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo e o que está funcionando para eles.
Você não tem que imitá-los, e apenas se inspirar neles para criar seus próprios vídeos.
7.Avalie suas estratégias
Você sabia que o TikTok também disponibiliza ferramentas de análises?
Assim, é possível avaliar o que está dando certo e o que não está.
8.Faça um planejamento
A dica é planejar seu conteúdo com antecedência e se possível, criar um cronograma de postagens.
9.Consistência
Da mesma forma que outras redes sociais, ser consistente é a chave.
Não adianta de nada postar vários vídeos de uma vez só e passar dias ou semanas sem publicar nada.
Lembre-se que se o seu conteúdo é realmente interessante, seus seguidores ficam aguardando o próximo. Então, seja consistente!
Depois de tudo o que acabou de ler aqui, conseguiu perceber por que o TikTok é a rede social do momento?
Se você ainda não acessou, vale a pena dar uma olhada!