A ferramenta SimilarWeb vem ganhando cada vez mais espaço entre os empreendedores quando o assunto tratado é, analisar o mercado, seu mecanismo permite com que você fique por dentro de diversas informações cruciais para manter a sua empresa acima das demais, informações essas como, classificação no ranking de busca, número de visitas, de onde o tráfego de seu site se origina, entre outros diversos elementos que podem ser analisados e utilizados a seu favor.
A SimilarWeb tem como missão transmitir inteligência de mercado global, para que os empreendedores possam crescer o seu market share digital.
De fácil utilização, esse mecanismo funciona do seguinte modo, a partir de uma pesquisa feita através da ferramenta, você pode buscar por sites e aplicativos, e a partir deste momento a plataforma buscará os diversos dados disponíveis a respeito do site, o relatório fornecido com todas as informações é bastante abrangente, tanto na versão paga, quanto na versão gratuita.
Afinal, porque devo analisar meus concorrentes?
A análise é um importante passo para a sua ascensão, tendo em vista que, quando a mesma é feita, você ficará por dentro de quais estratégias de seus concorrentes estão funcionando, e quais falharam, permitindo assim com que você não precise cometer os mesmos erros para alcançar os mesmos objetivos, podendo aprender com os erros e acertos de seus adversários, fazendo com que desta maneira seu caminho seja muito mais fácil quando comparado as empresas que tiveram que cometer os erros para aprender as mesmas coisas.
Benchmarking
Não só se baseando em seus concorrentes para melhorar suas próprias características, você pode também monitorar os sites que não são seus concorrentes, mas que são uma referência de mercado, por exemplo, imagine que você tenha grande admiração por uma empresa de outro país, você pode monitorá-la a fim de que você possa adquirir aprendizados e ideias para utilizar em seu benefício próprio.
Além de analisar seus concorrentes, você pode efetuar a busca de seu próprio site, sabendo assim, importantes informações, essas como, qual sua posição no ranking de busca, quais são seus concorrentes nas buscas no Google, e até mesmo de onde vem seus visitantes, todo esse conjunto de dado pode ajudar a você a entender qual a melhor estratégia para sua empresa e em que característica você precisa melhorar.
Por exemplo, imagine que você deseja trazer mais pessoas de certa rede social, por meio da SimilarWeb você vai saber de onde o tráfego de seu site provém, e desta maneira vai saber se suas estratégias para trazer mais pessoas desta determinada rede social estão funcionando, ou não, fazendo assim com que você tenha consciência de que se deve mudar sua estratégia.
Finalizando
Quando usada de maneira eficiente, a SimilarWeb pode agregar muito a seu site, sendo necessários apenas que você interprete de forma inteligente a série de informações que a mesma vai fornecer a você, lembrando que, caso você queira ainda mais dados sobre seus concorrentes, é possível contratar a versão pro da ferramenta, que conta com mais uma grande quantidade de recursos exclusivos. A versão paga conta com inúmeros resultados por métrica, fornecendo dados do histórico do site de até 3 anos atrás, ou de aplicativos, em até 28 meses, com toda certeza a versão pro é uma vantagem em relação a seus concorrentes, sendo assim válido investir nela.